spnc - avaliação antropométrica

pregas cutâneas

 

Pregas Cutâneas

É uma medida que visa avaliar, indirectamente, a quantidade de gordura que existe no tecido subcutâneo e, a partir daí, poder-se estimar a proporção de gordura em relação ao peso corporal do indivíduo. As dobras cutâneas são lineares e seguem o eixo longitudinal, transversal ou oblíquo. O procedimento para medir a espessura da dobra cutânea é segurar firmemente, com o polegar e o indicador da mão esquerda, a dobra de pele e gordura subcutânea, destacando-a do tecido muscular seguindo o contorno natural da dobra cutânea de gordura. As extremidades do adipómetro (instrumento de medição) devem exercer uma pressão constante e devem estar em contacto com a pele. O adipómetro deve ser colocado cerca de 1 cm abaixo da pegada. A espessura é lida directamente no mostrador do adipómetro. Em indivíduos jovens e em adultos aguarda-se aproximadamente 2 segundos para efectuar-se a leitura.

Aprenda a avaliar as Pregas Cutâneas

 

Prega Cutânea Abdominal

Prega Cutânea Abdominal
A dobra é determinada paralelamente ao eixo longitudinal do corpo (eixo Z), dois centímetros à direita da borda da cicatriz umbilical, com o cuidado de não tracionar/puxar o tecido que constitui as bordas da referida cicatriz.

Prega Cutânea Axilar Média
É uma dobra cutânea oblíqua, que tem como ponto de referência a orientação dos espaços intercostais, localizados na intersecção da linha axilar média com uma linha imaginária horizontal que passaria pelo apêndice xifóide, estando o avaliado na posição ortostática.

Prega Cutânea Bicipital
A dobra é determinada no sentido do eixo longitudinal no lado anterior do braço. Exactamente na altura da maior circunferência aparente do ventre do bíceps ou no ponto médio localizado entre o acrómio e o olecrânio.

Prega Cutânea da Coxa

Prega Cutânea da Coxa
A dobra é determinada entre o ponto médio entre o trocanter e o epicôndilo femural medial, na face anterior da coxa. Esta medida deve ser feita na direcção do eixo longitudinal.

 Prega Cutânea Geminal

Prega Cutânea Geminal
É medida no sentido do eixo longitudinal da perna, com o polegar esquerdo na borda medial da tíbia na altura da maior circunferência da perna. O avaliado deve estar sentado, com o joelho flectido num ângulo em 90º, tornozelo em posição anatómica e o pé sem apoio no solo.

Prega Cutânea Peitoral

Prega Cutânea Peitoral
Ponto localizado entre a axila e o mamilo, nas mulheres este ponto deve ser o mais próximo possível da axila (o adipómetro deve ser colocado 1 centímetros abaixo), enquanto que nos homens deve ser medido no ponto médio. Esta medida é feita obliquamente ao eixo longitudinal.

Prega Cutânea Subescapular

Prega Cutânea Subescapular
A dobra é determinada obliquamente ao eixo longitudinal do corpo, seguindo a orientação dos arcos costais, dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.

Prega Cutânea Suprailíaca

Prega Cutânea Suprailíaca
A dobra cutânea é medida três centímetros acima da espinha ilíaca ântero-superior (crista-ilíaca) na linha axilar anterior, no sentido oblíquo ao eixo longitudinal do corpo.

Prega Cutânea Tricipital

Prega Cutânea Tricipital
A dobra é medida na face posterior do braço, na distância média entre a borda súpero-lateral do acrómio e a borda inferior do olecrânio. A medição é realizada seguindo o eixo longitudinal do membro.


voltar


assinar newsletter | contacte-nos | mapa do site | ©2006 spnc